sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Ciclo Era Digital



Conceito

O Ciclo Digital - A sociedade em rede e as transformações do mundo contemporâneo, objetiva reunir os principais estudiosos da Itália, França, Espanha, Canadá e Brasil, para apresentar e debater com profissionais, acadêmicos, pesquisadores, executivos, lideranças sociais e com o público em geral, de forma interativa e acessível, as profundas mudanças pelas quais estamos sendo impactados em conseqüência da difusão das novas tecnologias comunicativas digitais.

A revolução digital está presente na vida de todos nós e completamente incorporada ao nosso cotidiano, possibilitando ações simples como acesso à web para receber e enviar mensagens, movimentar conta bancária; adquirir produtos e serviços, participar de redes de relacionamentos, ouvir rádio e assistir filmes, até o desenvolvimento de complexos sistemas integrados em áreas como medicina, economia, comunicação, ambiental, acadêmica, pública, corporativa entre outras.

Embora tenhamos que enfrentar questões cruciais como a exclusão digital e a desigualdade de acesso às novas tecnologias, é inegável que as transformações em curso possibilitarão novas dimensões aos seres humanos, resultando em arranjos, soluções e interconexões jamais experimentadas.

Essas contradições, desafios e oportunidades, com a riqueza de pontos de vista, dados, tendências e aplicações práticas, serão apresentadas pelos convidados especiais em dinâmicas participativas, que nos auxiliem na busca de caminhos para a construção de uma sociedade mais democrática, inclusiva e sustentável.

Justificativa

Cada vez mais percebemos o habitar contemporâneo como algo inédito e desconhecido. Novas experiências, realidades, conflitos e condições escapam de definições e de categorizações, estimulando percepções muitas vezes paradoxais, diante das quais não temos teorias e conceitos já prontos, ou interpretações prévias capazes de nos orientar em análises.

Da introdução incessante de novas tecnologias comunicativas, às manipulações digitais de espaços, corpos, imaginações e até as redes virtuais, a nossa contemporaneidade realmente parece nos apresentar um mundo ao mesmo tempo tecnológico e de difícil definição.

Nessa realidade delineia-se o surgimento de uma nova articulação social, onde a tecnologia não se contrapõe mais à condição humana. Diferentemente da sociedade de massa, seus membros estão cada vez mais conectados em fluxos comunicativos, criando e veiculando informações e determinando, assim, a passagem do público para as redes e para as networks sociais.

Dinâmica

Em cada Ciclo teremos uma apresentação do especialista convidado, seguida de debate com representantes selecionados de empresas, ONGs, poder público, academia, índios e de outras minorias da sociedade, sempre pondo em primeiro lugar a diversidade.

Mais intervenções poderão ocorrer da platéia, bem como participações ao vivo, via Web, de pessoas que estarão acompanhando o debate pela internet.

Com objetivo de promover um diálogo inclusivo, cada Ciclo será transmitido simultaneamente para unidades dos CEU’s da cidade de São Paulo, nas regiões norte, sul, leste e oeste. No dia seguinte ao evento o palestrante fará uma conversa na unidade do CEU que assistiu a transmissão on-line, com entidades sociais selecionadas, a fim de ouvir e sugerir ações no campo da comunicação digital as quais possam melhorar as performances dos projetos desenvolvidos.

Público Alvo

Acadêmicos, representantes do terceiro setor, gestores públicos, empresários, universitários, profissionais de comunicação, jornalistas e a sociedade civil.







21/8 (Sexta-feira), das 14h às 18h
Conferência:
Em direção à civilização da inteligência coletiva
Palestrante: Pierre Lévy - 14h às 15h30
Mesa-redonda:
A construção da inteligência coletiva no Brasil
das 16h às 18h
Pierre Lévy (palestrante internacional)

Massimo Di Felice - ATOPOS/ECA-USP (representante academia)

Paulo Nassar - Aberje / ECA-USP (representante academia)

Eduardo Fischer - Fischer Fala (representante empresa)

Yakuy Tupinambá (representante indígena)
Mediação: Juliana Cutolo (ATOPOS/ECA-USP)

01/9 (Terça-feira), das 14h às 15h30
Conferência:
A Inteligência Conectiva e a Era das Tags
Palestrante: Derrick de Kerckhove - 16h às 18h
Mesa-redonda:
Redes de informação e conectividade
Derrick de Kerckhove (palestrante internacional)

Vinícius Pereira - ESPM/RJ (representante academia)

Gilberto Gil* (representante arte)

Ricardo Gandur (representante da mídia)

Gil do Bocada Forte (representante da periferia)
Mediação: Leandro Yanaze (ATOPOS/ECA-USP)


*A confirmar.

Em breve.

Em breve.

Em breve.



Alberto Abruzzese

Docente de Sociologia da Comunicação de Massa na Faculdade de Ciência da Comunicação da Universidade “La Sapienza” de Roma e docente da Libera Università di Lingue e Comunicazioni (IULM) de Milão..



Derrick de Kerckhove

Doutor em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de Toronto, Canadá, e "Doctorat du 3e cycle" em Sociologia da Arte na Universidade de Tours, França. Dirige há mais de 20 anos o Programa McLuhan em Cultura e Tecnologia da Universidade de Toronto.



Don Tapscott*

Escritor, consultor, orador e autoridade internacionalmente reconhecida no âmbito do impacto estratégico das tecnologias da informação na inovação, mercado e talento. Ele é autor ou co-autor em 11 livros sobre tecnologia nos negócios e na sociedade. Desde 2007 é o chairman da nGenera Innovation Network. Ele é professor adjunto de Administração na Joseph L. Rotman School of Management, University of Toronto.



Lúcia Santaella

Professora titular da PUCSP, é pesquisadora 1A do CNPq, graduada em Letras Português e Inglês. Professora titular no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP, com doutoramento em Teoria Literária na PUCSP em 1973 e Livre-Docência em Ciências da Comunicação na ECA/USP em 1993. É Coordenadora da Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos, na PUCSP. Desde 1996, tem feito estágios de pós-doutorado em Kassel, Berlin e Dagstuhl, Alemanha, sob os auspícios do DAAD/Fapesp. Tem 30 livros publicados, dentre os quais 5 são em co-autoria e dois de estudos críticos e mais de 300 artigos publicados em periódicos científicos no Brasil e no Exterior. Suas áreas mais recentes de pesquisa são: Comunicação, Semiótica Cognitiva e Computacional, Estéticas Tecnológicas e Filosofia e Metodologia da Ciência.



Mario Perniola

É um dos filósofos europeus mais inovadores e prestigiados da atualidade. Os seus textos – traduzidos em vários países da Europa, assim como nos Estados Unidos, na América Latina e no Japão – vêm levantando discussões e reflexões polêmicas pela sua própria característica de aproximar a análise filosófica das problemáticas da nossa contemporaneidade tecnológica. As interações midiáticas, as novas corporalidades, a estética, os esportes radicais, as drogas sintéticas, as místicas da new age e as novas transgressões das produções artísticas, são lidas e interpretadas à luz de um original e erudito pensamento filosófico. No Brasil, além de Pensando o Ritual, Studio Nobel, 2000, lançou a obra O Sex Appeal do Inorgânico, um dos seus textos mais ousados e conhecidos, que será reeditado pela editora Annablume.



Massimo Di Felice

Sociólogo pela Universita degli Studi La Sapienza, especialista em Teoria e Analisi Qualitativa nella Ricerca Sociale pela Universita degli Studi La Sapienza e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Coordenador do Centro de Pesquisa ATOPOS/ECA-USP.



Michel Maffesoli

Sociólogo francês, considerado como um dos fundadores da chamada Sociologia do Cotidiano e conhecido por suas análises sobre a pós-modernidade, o imaginário e, sobretudo, pela popularização do conceito de “tribos urbanas”. É professor da Universidade de Paris-Descartes – Sorbonne.



Pierre Lévy

Professor da cátedra de Inteligência Coletiva da Universidade de Otawa, Canadá, é um dos mais destacados pesquisadores sobre os impactos das novas tecnologias.



Rafael Lozano-Hemmer*

Artista eletrônico mexicano-canadense desenvolve obras a partir da utilização de elementos arquitetônicos, de teatro tecnológico e performático. Possui Bacharelado Científico em Físico-Química na Concórdia University em Montreal. Atualmente, vive e trabalha no eixo Montreal-Madri.




A confirmar.

Nomes confirmados:

  • Anápuáka Tupinambá Hã-hã-hãe - Web Brasil indígena (representante indígena)
  • Eduardo Fischer – Fischer Fala (representante empresa)
  • Gaspar - Z'África Brasil (representante periferia)
  • Julio Duram – Diretor UOL (representante empresa)
  • Julliana Cutolo - (ATOPOS / ECA-USP)
  • Leandro Yanaze (ATOPOS / ECA-USP)
  • Massimo Di Felice - ATOPOS / ECA - USP (representante academia)
  • Paulo Nassar – Aberje / ECA-USP (representante academia)
  • Ricardo Gandur (representante da mídia)
  • Vinicius Pereira (ESPM/RJ) (representante academia)
  • Yakuy Tupinambá - (representante indígena)

Fonte: Ciclo Era Digital


Nenhum comentário:

Postar um comentário