segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Comunicação Social e Ética: Colóquio Brasil-Itália

Jornal quinzenal da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Ano 1, nº.1, São Paulo – SP – Brasil 21 de setembro de 2005
Sumário desta edição
Outras edições



Comunicação Social e Ética: Colóquio Brasil-Itália

Organizadoras
Maria Immacolata Vassallo de Lopes
Milly Buonanno


Resumo

Os texto reunidos nesta obra, de autoria de pesquisadores de Comunicação Social na Itália e no Brasil, representativos de suas áreas de estudo em cada um de seus países, foram originalmente apresentados no III Colóquio Brasil-Itália de Ciências da Comunicação, promovido pela Intercom em conjunto com a Università degli Studi di Firenze e Associazone Hypercampo, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em Belo Horizonte, em 2003.

Esse encontro acadêmico teve como um de seus objetivos discutir os "Desafios da Ética à Comunicação", tema que continua sendo atualíssimo, e que é tratado em vários dos estudos incluídos no livro.

A Intercom oferece aos leitores brasileiros, com esta edição, o acesso a novos estudos de pesquisadores nacionais e, especialmente, a oportunidade de conhecerem mais os trabalhos de colegas italianos, nem sempre acessíveis em nossas bibliotecas e livrarias.

Sumário

Apresentação

Influências do fascismo na propaganda política do Brasil
Adolpho Queiroz

Jornalismo, ética e política: Gramsci e a escolha de Cláudio Abramo
Alice Mitika Koshiyama

Panoramas sociais em movimento
Andrea Volterrani

As transformações da esfera pública e o enfraquecimento da dimensão local
Carlo Sorrentino

A ética do Big Brother: do reality show à hiperTV
Domenico Carzo e Marco Centorrino

O império do instante: Os novos meios de comunicação e o tempo da experiência
Gianfranco Pecchinenda

O rumor das dissonâncias e o silêncio das invariâncias
Giovanni Bechelloni

A longa estrada da TV interativa
Giuseppe Richeri

Memórias do mundo cão: 50 anos de debates sobre o "nível" da TV no Brasil
João Freire Filho

O jornalismo científico brasileiro no limiar do novo século: mutações éticas e técnicas
José Marques de Melo

Convivência e responsabilidade: a comunicação entre cidadãos e instituições
Laura Solito

Irritados pela TV: a saúde na telinha italiana
Lella Mazzoli

Pra não dizer que o Macunaíma é necessário (A ética radical em Paulo Freire)
Luiz Roberto Alves

Apontamentos sobre a construção do campo Comunicação/Educação
Maria Aparecida Baccega

Narrativas e interatividades
Maria Cristina Castilho Costa

Narrativas televisivas e identidade nacional: o caso da telenovela brasileira
Maria Immacolata Vassallo de Lopes

Piazza Grande e Prima Comunicazione: Inclusão social e crítica no jornalismo italiano
Maria Luiza Cardinale Baptista

O "digitalnativo"
Massimo Di Felice

"Estratégias de Vida" e exorcização do fim, nas fórmulas seriadas da ficção televisiva
Milly Buonanno

Desafios éticos da Comunicação
Piero Trupia

Convergência das comunicações: dúvidas democráticas no cenário brasileiro
Sérgio Capparelli e Suzy dos Santos

Big Brother Brasil (BBB) - Novo formato ou hibridação de conhecidas formas?
Sílvia Helena Simões Borelli

Informações
Preço: R$ 39,00.
Mais informações sobre títulos e encomendas, entre em contato com a Intercom através do telefone (0xx11) 3091-4088 ou mande um e-mail para intercom@usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário