sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Mario Perniola

Fonte: Wikipedia

Biografia

Mario Perniola (Asti, 1941) é um filósofo italiano contemporâneo. Atua nas áreas de Estética, teoria da arte, arte contemporânea e seu trabalho está ligado a Vanguarda, Situacionismo, Pós-modernismo, Teoria Crítica e Pós-humanismo.

Perniola recebeu sua formação filosófica sob a orientação de Luigi Pareyson na Universidade de Turim, onde se formaram também Gianni Vattimo e Umberto Eco, entre outros . Interessou-se inicialmente pelas questões da metaliteratura, o que atraiu a atenção de Eugenio Montale.

De 1966 a 1969 esteve estreitamente ligado ao grupo da Internacional Situacionista, fundado por Guy Debord, com o qual manteve uma amizade duradoura.

Foi professor na Universidade de Salerno, entre 1976 e 1983. Atualmente está na Universidade de Roma Tor Vergata. Tem sido professor visitante em numerosas universidades na França, Dinamarca, Brasil, Canadá, Japão e Estados Unidos.

Dirigiu as revistas Agaragar (1971-3), Clinamen (1988-92), Estetica News (1988-95) e Ágalma - Rivista di Studi Culturali e di Estetica (desde 2000).

É autor de uma vasta obra, traduzida em várias línguas.

Filosofia

Sua produção filosófica reparte-se por quatro áreas principais, onde desenvolveu teorias radicais e inovadoras:

- o corpo como algo que sente;

- ritual sem significado;

- différance (neologismo homófono de différence , criado por Derrida e usado no contexto da desconstrução), como oposição pós-dialéctica;

- arte como categoria histórica.

O primeiro conceito está ligado aos aspectos do pensamento contemporâneo que se debruçaram sobre a reificação - um conceito com raízes em Marx - fetichismo sexual e sentimento impessoal.

O segundo está ligado às mais recentes investigações nos campos da antropologia e da história do ritual, focalizando o Império Romano e o Catolicismo.

O terceiro pertence a uma tradição filosófica que vai de Friedrich Nietzsche a Martin Heidegger, Georges Bataille e finalmente Jacques Derrida, com o seu conceito de desconstrução.

O quarto explora as condições históricas e sociais em torno do desenvolvimento e da apreciação das experiências estética e artística, delineando-se a partir de tópicos de investigação em Estudos Culturais e Estudos Mediáticos e relacionando-se com aspectos tratados por Theodor Adorno e Jean Baudrillard, entre outros.

Livros de Mario Perniola

1. Il sex appeal dell'inorganico, Torino, Einaudi, 1994, 2004, ISBN 88-06-16996-3.

The Sex-appeal of the Inorganic, trad. Massimo Verdicchio, London-New York, Continuum, 2004, ISBN 0-8264-6245-6.

Der Sex-Appeal des Anorganischen, trad. Nicole Finsinger, Wien, Turia & Kant, 1999, ISBN 3-85132-195-2.

Le sex-appeal de l'inorganique, trad. Catherine Siné, Paris, Léo Scheer, 2003, ISBN 2-915280-00-2.

El sex appeal de lo inorgánico, trad. Mario Merlino, Madrid, Trama, 1998, ISBN 84-89239-07-X.

O sex appeal do inorgânico, trad. Carla David, Coimbra, Ariadne Editora 2004, ISBN 972-8838-04-2.

O sex appeal do inorgânico, prefácio de Massimo Di Felice, trad. Nilson Moulin, São Paulo, Studio Nobel, 2005, ISBN 85-7553-052-6.

(Tradução japonesa no prelo).

2. Contro la comunicazione, Torino, Einaudi, 2004, ISBN 88-06-16820-7.

Contre la communication, trad. Catherine Siné, Paris, Lignes/Manifestes, 2004, ISBN 2-84938-024-5.

Contra la comunicación, trad. Carlo R. Molinari Marotto, Amorrortu, Buenos Aires – Madrid, 2006, ISBN 84-610-9005-5.

Wider die Kommunikation, trad. Sabine Schneider, Berlin, Merve Verlag, 2005, ISBN 3-88396-213-9.

Contra a comunicação, trad. Manuel Ruas, Lisboa, Teorema, 2005, ISBN 972-695-633-1.

Contra a comunicação, São Leopoldo, prefácio de Manuel da Costa Pinto, trad. Luisa Raboline, Unisinos, 2006, ISBN 85-7431-211-8.

Iletisime karsi, trad. Durdu Kundakçi, Ankara, Dost Kitabevi, 2006, ISBN 975-298-228-X.

3. L'arte e la sua ombra, Torino, Einaudi, 2000, 2004, ISBN 88-06-14737-4.

The Art and Its Shadow, prefácio de Hugh J.Silverman, trad. Massimo Verdicchio, London-New York, Continuum, 2004, ISBN 0-8264-6243-X.

Die Kunst und ihr Shatten, trad. Anja Hilgert, Köln, Diaphanes, 2004, ISBN 3-935300-15-8.

El arte y su sombra, trad. Mónica Poole, Madrid, Cátedra, 2002, ISBN 84-376-1992.

A arte e a sua sombra, trad. Armando Silva Carvalho, Lisboa, Assirio & Alvim, 2006, ISBN 972-37-1087-0.

4. Del sentire, Torino, Einaudi 1991, 2002, ISBN 88-06-16254-3.

Do sentir, trad. António Guerreiro, Lisboa, Editorial Presença, 1993, ISBN 972-23-1690-7.

Tradução alemã, por Sabine Schneider, Berlin, Merve Verlag, no prelo.

Tradução espanhola no prelo.

5. La società dei simulacri, Bologna, Cappelli, 1980.

Blaendverker, tradução dinamarquesa (selecção de textos), prefácio de Carsten Juhl, trad. Carsten Juhl, Aarhus, Syakalen 1982, ISBN 87-88175-02-2.

E koinonía ton omoiomáton, trad. Paola Caenazzo, Atene, Alexandria Publ. 1991, ISBN 960-221-023-0.

6. Transiti. Come si va dallo stesso allo stesso, Bologna, Cappelli, 1985, prefácio do autor à 2ª edição, 1989.

Transiti. Filosofia e perversione, nova edição, prefácio do autor à 3ª edição, Roma, Castelvecchi, 1998, ISBN 88-8210-113-4.

5a - 6a. Ritual Thinking. Sexuality, Death, World, prefácio de Hugh J. Silverman, introdução e trad. Massimo Verdicchio, com a introdução do autor, Amherst (USA), Humanity Books, 2000, ISBN 1-57392-869-0.

Pensando o Ritual. Sexualidade, Morte, Mundo, prefácio de Annateresa Fabris, trad. Maria do Rósario Toschi, com a introdução do autor, São Paulo, Studio Nobel, 2000, ISBN 85-85445-92-0.

Tradução chinesa de Lu Jie, Bejing, com uma nova introdução expressamente escrita pelo autor, Beijing, The Commercial Press, 2006, ISBN 7-100-04552-5/B_657.

7. Enigmi. Il momento egizio nella società e nell'arte, Genova, Costa & Nolan, 1990, ISBN 88-7648-109-5.

Enigmas. The Egyptian Moment in Society and Art, trad. Christopher Woodall, prefácio do autor à edição inglesa, London-New York, Verso, 1995, ISBN 1-85984-061-2.

Enigmes. Le moment egyptien dans la société et dans l'art, trad. Robert Laliberté et Isabella di Carpegna, prefácio do autor à edição francesa, Bruxelles, La Lettre Volée, 1995, ISBN 2-87317-037-9.

Enigmas. O momento egipcio na sociedade e na arte, trad.Catia Benedetti, prefácio do autor à edição portuguesa, Lisboa, Bertrand Editora, 1994, ISBN 972-25-0762-1.

Enigma. Egîputo, barokku, sen nen shumatsu, trad. Atsushi Okada and Tadashi Kanai, Tokyo, Arina Shobo, 1999, ISBN 4-7566-9957-X.

Enigmas. Egipcio, barroco y neobarroco en la sociedad y el arte, trad. Javier García Melenchón, Murcia, Cendeac, 2006, ISBN 84-609-9288-8.

8. Disgusti. Nuove tendenze estetiche, Milano, Costa & Nolan, 1999, ISBN 88-7648-321-7.

Ekel. Die neuen aesthetischen Tendenzen, trad. Nicole Finsinger, Wien, Turia & Kant, 1999, ISBN 3-85132-271-1. Edição espanhola no prelo.

9. Bataille e il negativo, Milano, Feltrinelli, 1977.

Philosophia sexualis. Scritti su Georges Bataille, nova edição actualizada, Verona, Ombre Corte, 1998, ISBN 88-87009-08-2.

L'instant étérnel. Bataille et la pensée de la marginalité, trad. François Pelletier, prefácio do autor à edição francesa, Paris, Méridien/Anthropos, 1981, ISBN 2-86563-024-2.

10. Dopo Heidegger. Filosofia e organizzazione della cultura, Milano, Feltrinelli, 1982.

11. L'estetica del Novecento, Bologna, Il Mulino, 1997, ISBN 88-15-06028-6.

Estética del siglo veinte, trad. Francisco Campillo, Madrid, Visor, 2001, ISBN 84-7774-611-7.

A estética do século XX, trad. Teresa Antunes Cardoso, Lisboa, Editorial Estampa 1998, ISBN 972-33-1348-0.

De esthetica van de twintigste eeuw, trad. Annie Reniers, Brussel, Vubpress, 1998, ISBN 90-5487-187-3.

Estetika 20. století, trad. Helena Lorenzová, Praha, Universita Karlova v Praze, 2000, ISBN 80-246-0213-X.

Estetika 20 stoletja, posfácio de Lev Kreft, trad. Aleksa Susulic, Ljubljana, Sophia, 2000, ISBN 961-6294-25-3.

Estetika dvadesetog veka, trad. Drenka Dobrosavljevic and Marija Matic Radovanovic, Novi Sad, Svetovi, 2005, ISBN 86-7047-474-3.

Tradução japonesa no prelo.

12.“ Le ultime correnti dell'estetica in Italia”, in Storia della letteratura italiana. Il Novecento. Scenari di fine secolo, Milano, Garzanti, 2001.

De siste stromniger i italiniensk estetikk, trad. Gry Solbraa, Oslo, Agora 2001.

Edição espanhola no prelo.

13. Del sentire cattolico. La forma culturale di una religione universale, Bologna, Il Mulino, 2001, ISBN 88-15-08205-0.

Edição portuguesa com selecção de textos, no prelo.

14. Più che sacro, più che profano, Milano, Mimesis, 1992, ISBN 88-85889-34-4.

“Mais-que-sagrado, mais-que-profano”, trad. Dione M.D. Busetti, in As questões do sagrado na arte contemporânea da América Latina(Maria Amélia Bulhões e Maria Lucia Bastos Kern ed., Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000, ISBN 85-7025-408-3.

15. L'alienazione artistica, Milano, Mursia, 1971.

L'alienation artistique, prefácio de Pierre Sansot, trad. Anton Harstein, Paris, U.G.E., 10/18, 1977, ISBN 2-264-00187-9.

16. I situazionisti, Roma, Castelvecchi, 1998, 2005, ISBN 88-7615-068-4.

Edição espanhola no prelo.

17. Presa diretta. Estetica e política, Venezia, Cluva, 1986, ISBN 88-85067-25-5.

Estética e política, edição portuguesa com selecção de textos, prefácio de António Guerreiro, trad. Luiz dos Santos Lisboa, Sagres, 1991, ISBN 972-9499-00-4.

18. Il metaromanzo, Milano, Silva, 1966.

Bibliografia secundária

  • Giovanna Borradori, Recoding Methaphysics. The New Italian Philosophy, Evanston:Northwestern University Press, 1988.
  • Robert Burch, The Simulacrum of Death: Perniola beyond Heidegger and Metaphysics?, in Feeling the Difference, Extreme Beauty. Esthetics, Politics, Death (James Swearingen & Johanne Cutting-Gray Ed.), New York-London, Continuum, 2002.
  • Alessandro Carrera, Review to Disgusti, in Canadian Review of Comparative Literature, vol. 27, no.4, December 2000.
  • Stella Sandford, The Sex Appeal of the Inorganic: Philosophies of Desire in the Modern World, in Radical Philosophy (London), 2004, no. 127.
  • Robert Lumley, States of Emergency: Cultures of Revolt in Italy from 1968 to 1978, London-New York, Verso, 1994.
  • Mark Sink, Review of Enigmas. The Egyptian Moment in Society and Art, in New Statesman & Society, 25 August 1995.
  • Hayden White, The Italian Difference and the Politics of Culture, in Graduate Faculty Philosophy Journal, New School for Social Research, New York, 1984, no. 1.
  • Hugh Bredin, Review to L'alienazione artistica by Mario Perniola, in The British Journal of Aesthetics, Winter 1972.
  • Farris Wahbeh, Review of Art and Its Shadow and The Sex Appeal of the Inorganic, in The Journal of Aesthetics and Art Criticism, Vol. 64 no. 4 (Fall 2006).
  • John O' Brian, The Art is getting slippery,in Art World (USA), 1996, no. 1.
  • Paolo Bartoloni, The value of suspending values, in Neohelicon, 2007, no. 34.
  • Christian Descamps, Mario Perniola et les rites contemporains, in Le Monde, 4. Civilisations, Paris, La Découverte, 1984 (in French).
  • Dell'Arti Giorgio - Parrini Massimo, Catalogo dei viventi 5062 italiani notevoli, Venezia, Marsilio, 2006 (em italiano).
  • Nils Roller, Simulation in Joachin RITTER- Karlfried Grunder, Historisches Woterbuch der Philosophie, vol. IX, Basel, Schwabe & CO AG, 1971-2004 (em alemão).
  • Joseph Fruechtl, Und dann heisst es wieder: Ich habユs doch gar nicht so gemeint, in Frankfurter Allgemeine Zeitung, 31 Marz 2006 (em alemão).
  • Rosa Maria Ravera, Introducciòn a Pensamiento Italiano Contemporaneo, Fantini, Rosario, 1988, pp. I-XLV (em espanhol).

Ligações externas

Página pessoal ( http://www.marioperniola.it/site/index.asp )

Carta de Guy Debord a Mario Perniola (http://www.notbored.org/debord-26December1966a.html )

Gary Aylesworth sobre Perniola (http://plato.stanford.edu/archives/win2005/entries/postmodernism )

Blog de Stephen Shaviro. Recensão a O sex-appeal do inorgânico (http://www.shaviro.com/Blog/?p=440)

O sex-appeal do inorgânico: Uma conversa entre Sergio Contardi e Mario Perniola ( http://www.psychomedia.it/jep/number3-4/contpern.htm )

Recensão a Pensando o ritual: Sexualidade, Morte, Mundo (http://www.sirreadalot.org/religion/religion/ritualR.htm )

Recensão de Sinnerbrink a A Arte e a sua sombra in ( http://www.film-philosophy.com/, 2006, issue n.2 The Body of the Image

Haroldo Ceravolo Serena, Entrevista con Mario Perniola, Ir à Roma antiga para entender o mundo moderno, jornal O Estado de S.Paulo, 3 dezembro 2000. (http://www.italiaoggi.com.br/not12/ital_not20001205c.htm )

Ágalma. Rivista di Studi Culturali e di Estetica (http://www.uniroma2.it/agalma/)

Blog “Cosa che sente” (http://cosachesente.splinder.com/)

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