Jornal quinzenal da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Ano 1, nº.1, São Paulo – SP – Brasil 21 de setembro de 2005
Sumário desta edição |
Outras edições |
Comunicação Social e Ética: Colóquio Brasil-Itália
Organizadoras
Maria Immacolata Vassallo de Lopes
Milly Buonanno
Resumo
Os texto reunidos nesta obra, de autoria de pesquisadores de Comunicação Social na Itália e no Brasil, representativos de suas áreas de estudo em cada um de seus países, foram originalmente apresentados no III Colóquio Brasil-Itália de Ciências da Comunicação, promovido pela Intercom em conjunto com a Università degli Studi di Firenze e Associazone Hypercampo, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em Belo Horizonte, em 2003.
Esse encontro acadêmico teve como um de seus objetivos discutir os "Desafios da Ética à Comunicação", tema que continua sendo atualíssimo, e que é tratado em vários dos estudos incluídos no livro.
A Intercom oferece aos leitores brasileiros, com esta edição, o acesso a novos estudos de pesquisadores nacionais e, especialmente, a oportunidade de conhecerem mais os trabalhos de colegas italianos, nem sempre acessíveis em nossas bibliotecas e livrarias.
Sumário
Apresentação
Influências do fascismo na propaganda política do Brasil
Adolpho Queiroz
Jornalismo, ética e política: Gramsci e a escolha de Cláudio Abramo
Alice Mitika Koshiyama
Panoramas sociais em movimento
Andrea Volterrani
As transformações da esfera pública e o enfraquecimento da dimensão local
Carlo Sorrentino
A ética do Big Brother: do reality show à hiperTV
Domenico Carzo e Marco Centorrino
O império do instante: Os novos meios de comunicação e o tempo da experiência
Gianfranco Pecchinenda
O rumor das dissonâncias e o silêncio das invariâncias
Giovanni Bechelloni
A longa estrada da TV interativa
Giuseppe Richeri
Memórias do mundo cão: 50 anos de debates sobre o "nível" da TV no Brasil
João Freire Filho
O jornalismo científico brasileiro no limiar do novo século: mutações éticas e técnicas
José Marques de Melo
Convivência e responsabilidade: a comunicação entre cidadãos e instituições
Laura Solito
Irritados pela TV: a saúde na telinha italiana
Lella Mazzoli
Pra não dizer que o Macunaíma é necessário (A ética radical em Paulo Freire)
Luiz Roberto Alves
Apontamentos sobre a construção do campo Comunicação/Educação
Maria Aparecida Baccega
Narrativas e interatividades
Maria Cristina Castilho Costa
Narrativas televisivas e identidade nacional: o caso da telenovela brasileira
Maria Immacolata Vassallo de Lopes
Piazza Grande e Prima Comunicazione: Inclusão social e crítica no jornalismo italiano
Maria Luiza Cardinale Baptista
O "digitalnativo"
Massimo Di Felice
"Estratégias de Vida" e exorcização do fim, nas fórmulas seriadas da ficção televisiva
Milly Buonanno
Desafios éticos da Comunicação
Piero Trupia
Convergência das comunicações: dúvidas democráticas no cenário brasileiro
Sérgio Capparelli e Suzy dos Santos
Big Brother Brasil (BBB) - Novo formato ou hibridação de conhecidas formas?
Sílvia Helena Simões Borelli
Informações
Preço: R$ 39,00.
Mais informações sobre títulos e encomendas, entre em contato com a Intercom através do telefone (0xx11) 3091-4088 ou mande um e-mail para intercom@usp.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário